“CICLO DIÁRIO DE CARBOIDRATOS NÃO ESTRUTURAIS EM ESPÉCIES C3, C4 E CAM DE RESTINGA E SUAS RELAÇÕES COM A FOTOSSÍNTESE E TEMPERATURA FOLIAR”.

Nome: João Pedro Zanardo de Andrade
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 20/03/2023
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adriana Grandis Examinador Externo
Diolina Moura Silva Examinador Interno
Geraldo Rogério Faustini Cuzzuol Orientador
Moemy Gomes de Moraes Suplente Externo
Paulo Cezar Cavatte Suplente Interno

Resumo: No ecossistema restinga ocorremespécies divergentes quanto ao metabolismo fotossintético (C3, C4 e CAM). O tipo de mecanismo de assimilação do CO2e variações ambientais diárias podem influenciar nas concentrações dos fotoassimilados na forma de carboidratos não estruturais (açúcares e amido) no período diurno e noturno. Em se tratando de estudos ecofisiológicos com espécies nativas, correlações entre as variáveis das trocas gasosas com as concentrações de CNE e variações microclimáticas como a luminosidade e temperatura foliar podem auxiliar na compreensão das estratégias adaptativas em espécies de restinga divergentes quanto ao metabolismo fotossintético. Hipotetizamos que as espécies do metabolismo C3 e C4 elevem suas concentrações de CNE ao longo do dia e declinam durante a noite, enquanto a espécie CAM apresenta resposta inversa. Outra hipótese é de que os teores dos CNE das espécies C3, C4 e CAM se relacionem diretamente com a taxa assimilatória líquida.O objetivo desse estudo foi caracterizar a dinâmica dos CNE e as trocas gasosas nas Protium icicariba(C3), Panicum trinii (C4) e Clusia hilariana(CAM) num ciclo de 24 horas, e correlacionar essas variáveis entre si e com a temperatura foliar. A cada 2 horas foram coletadas folhas para as análises dos CNE, e a cada 4 horas medimos as variáveis das trocas gasosas. As concentrações de frutose e glicose nas espécies do metabolismo C3 e CAM aumentaram a partir das 7:00 horas atingindo seus valoresmáximos às 15:00h, e declinando em seguida até os valores mais baixos de 1:00h-5:00 h. A dinâmica dos teores de sacarose em C3 e C4 apresentou resposta inversa ao dos monossacarídeos exibindo valores baixos durante o dia e maiores entre 21:00h e 7:00 h do dia seguinte. As trocas gasosas em C3 eC4 mostram tendências semelhantes entre si, enquanto em CAM apresentou respostas inversas para assimilação fotossintética (A) e transpiração (E). As taxas de Ae Edas espécies do metabolismo C3 e C4 apresentaram valores mais elevados entre 10:00-17:00 h,enquanto a CAM apresentou maiores valores dessas entre 17:00-7:00h. Os maiores teores de monossacarídeos entre 13:00-15:00 horas nas espécies C3 e C4 foram atribuídos a maior atividade fotossintética nesse período confirmado pela correlação positiva entreA e glicose/frutose nesses dois grupos de metabolismo fotossintéticos. As espécies do metabolismo C3 e C4 também
apresentaram correlações positivas de A e E com a temperatura da folha. Já a CAM apresentou correlações negativas entre essas variáveis. Os baixos teores de sacarose nas três espécies na fase clara e escura do dia podem ser reflexo da forte demanda do seu dreno. Concluímos que as hipóteses levantadas no início do estudo foram validadas parcialmente pois ambas as espécies apresentaram variações nas concentrações de CNE semelhantes ao longo do dia. Apesar dessa semelhança, a espécie do metabolismo CAM foi a única que não apresentou correlação entre os CNE e A.

Palavras-chave: açúcares • amido • ciclo circadianos • sacarose • trocas gasosas •

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910