ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO DE SEMENTES DE MAMOEIROS (Carica papaya L.) INFECTADOS COM Papaya ringspot virus E Papaya meleira virus.

Nome: RAQUEL PEREIRA PASSOS SALGADO
Tipo: Dissertação de mestrado acadêmico
Data de publicação: 25/02/2015
Orientador:

Nomeordem decrescente Papel
Patricia Machado Bueno Fernandes (M/D) Orientador

Banca:

Nomeordem decrescente Papel
Adelaide de Fatima Santana da Costa Examinador Interno
Patricia Machado Bueno Fernandes (M/D) Orientador
Silas Pessini Rodrigues Examinador Externo

Resumo: RESUMO

O mamoeiro (Carica papaya L.) é uma frutífera muito importante para o Estado do Espírito Santo, sendo este o segundo maior produtor e o maior exportador brasileiro de mamão. No entanto, as doenças meleira do mamoeiro e mosaico do mamoeiro, causadas respectivamente pelos vírus Papaya meleira virus (PMeV) e Papaya ringspot virus-P (PRSV-P), representam os principais fatores limitantes da produção. Quanto às sementes de C. papaya, estas são classificadas como intermediárias quanto à tolerância a dessecação, o tecido de reserva é constituído pelo endosperma e possui uma germinação assincrônica devido à presença de inibidores na região da sarcotesta. Sabe-se que a transmissão viral por sementes é uma via muito importante para a disseminação do PMeV em C. papaya cv. Maradol, já o PRSV-P não é tipicamente transmitido por esta via. Este trabalho objetiva avaliar a interferência dos referidos vírus (PMeV e PRSV-P) na germinação de sementes oriundas de plantas de C. papaya cv. Golden infectadas. Verificou-se que o vírus PMeV desencadeia redução na biomassa de sementes, na taxa de germinação, crescimento e biomassa das plantas, além de danificar a estrutura da superfície embrionária. Por sua vez, o vírus PRSV-P demonstrou não comprometer nenhum dos parâmetros avaliados. Conclui-se que o vírus PMeV compromete a formação e o desenvolvimento das sementes, já o vírus PRSV-P não acarreta nenhum prejuízo como verificado em PMeV.

Palavras-chave: Transmissão viral via sementes, Papaya meleira virus, Papaya ringspot virus-P, germinação e desenvolvimento vegetal, microscopia de força atômica

Acesso ao documento

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910