DOUTORADO EM BIOLOGIA VEGETAL

Nível: Doutorado
Ano de início: 2013
Conceito atual na CAPES: 4
Recomendação: Homologado pelo CNE (portaria MEC 1.077, de 31/08/2012, D.O.U 13/09/2012, seç 1, p. 25)
Número de créditos para titulação em disciplinas: 42
Número de créditos para titulação pela conclusão da dissertação: 22
Número de créditos para titulação outros: 20
Periodicidade de seleção: Anual

Perfil do profissional a ser formado:

O Doutor em Biologia Vegetal deverá ser capaz de gerar hipótese (ou criar), implementar, desenvolver e alcançar os objetivos propostos na hipótese. Também terá a capacidade de implementar propostas, diretrizes e soluções para problemas locais, regionais e nacionais da sociedade. Ele será um formador de ideias-opiniões (docência) e gerador de conhecimentos (pesquisa), tendo a capacidade de transmiti-los para a melhoria das condições sócio econômicas locais, regionais e nacionais. Busca-se, então, a formação de pessoal docente para o ensino superior e de recursos humanos para os setores público e privado, bem como de pesquisadores comprometidos com o desenvolvimento científico e tecnológico em Ciências Agrárias. O egresso deve ser capaz de redigir um plano de trabalho coerente para sua tese de doutorado demonstrando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas e deve ainda ser capaz de: (i) mostrar que possui senso crítico com relação ao próprio trabalho e de outros; (ii) ter domínio da língua inglesa a fim de viabilizar a publicação de artigos em periódicos e conferências internacionais; (iii) fazer revisão da literatura científica de forma independente; (iv) ter iniciativa e habilidade para comparar os trabalhos encontrados na literatura científica à sua própria abordagem; (v) formular problemas e resultados de forma rigorosa; (vi) colaborar com outros pesquisadores e alunos transmitindo as suas experiências e liderando ou auxiliando quando necessário.

Público alvo:

A abrangência de cada uma das linhas de pesquisa do PPGBV possibilita atender a demanda e objetivos em diferentes áreas de formação, sendo que o público alvo do PPGBV são alunos diplomados nos cursos de graduação em Agronomia, Ciências Biológicas, Engenharia ambiental, Farmácia, Engenharia florestal, Oceanografia e áreas afins.

Poderão inscrever-se no processo de seleção do PPGBV, candidatos diplomados em cursos de Mestrado em Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e áreas afins.
A admissão ao Doutorado do PPGBV será feita mediante:

I. Avaliação de conhecimentos na área de BIOLOGIA VEGETAL;
II. Exame da língua estrangeira;
III. Análise de Curriculo.

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910