FISIOLOGIA VEGETAL AVANÇADA
Código: PBIV0015
Curso: Mestrado em Biologia Vegetal
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A Ciência e tecnologia no Brasil; concepção de ciência, conhecimentos indígenas e aspectos culturais; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de Disseminação, Divulgação e Difusão Científica; contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; parâmetros para análise de textos de Divulgação científica; importância da Divulgação Científica: intenções, funções e vertentes; uso da Divulgação Científica no ensino de Biologia; fontes, programas e atividades de divulgação científica; papel da popularização das ciências em espaços formais e não formais de ensino de biologia; interação entre o ensino de biologia formal e não formal; a sociedade e a necessidade de uma cultura científica.
Bibliografia: CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusão social. Revista Brasileira de
Educação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan. / abr. 2003.
MARCANTONIO, A.T.; LEHFELD, N.A.S.; SANTOS, M.M. Elaboração e divulgação do trabalho
científico. São Paulo: Atlas, 92p., 1993.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos da divulgação científica
no Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.
SOARES, T.C. CESAR, E.T.; REINEHR, E.E. (Org.). Ciência em dia: jornadas de divulgação científica. 1
ed. São Paulo: Livraria da Física, 147 p., 2016.
ABAGLI, S. Divulgação científica: informação científica ou cidadania? Ciência da Informação.
Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, 1996.
BERTIN, P. A three-phase model proposal for the evolution of scientific communication: from first
print periodicals to current electronic communication system. TransInformação, Campinas, v. 20, n.
1, p. 17-28, jan. / abr. 2008
BLUM, D.; KNUDSON, M. A field guide for science writers. New York: Oxford University, 1997.
BURKETT, W. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia para
os meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃO PAULO (FAPESP). Do laboratório à
sociedade: resultados de projetos temáticos em São Paulo. São Paulo, v. 2., 1999.
GOUVÊA, G; MARANDINO, M.; LEAL, M.C. 2003 Educação e museu: a construção social do caráter
educativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro, Ed. Access e Faperj