FISIOLOGIA VEGETAL AVANÇADA
Código: PBIV1015
Curso: Mestrado em Biologia Vegetal
Créditos: 4
Carga horária: 60
Ementa: A Ciência e tecnologia no Brasil; concepção de ciência, conhecimentos indígenas e aspectosculturais; senso comum e a linguagem científica; Conceitos de Disseminação, DivulgaçãoeDifusãoCientífica; contribuições da Análise do Discurso para Divulgação Científica; parâmetrosparaanálisede textos de Divulgação científica; importância da Divulgação Científica: intenções, funçõesevertentes; uso da Divulgação Científica no ensino de Biologia; fontes, programas e atividades dedivulgação científica; papel da popularização das ciências emespaços formais enãoformais deensino de biologia; interação entre o ensino de biologia formal e nãoformal; a sociedade e anecessidade de uma cultura científica.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:
Unidade I
Ciência e tecnologia e suas implicações na sociedade;
Breve histórico da divulgação científica no Brasil;
Unidade II
Concepções sobre a natureza da ciência;
Os efeitos da cultura na aprendizagem das ciências;
Inclusão e legitimação dos conhecimentos científicos indígenas ou tradicionais;
Relação entre as concepções científicas dos professores, suas práticas e as concepçõesdosestudantes.
Unidade III
Leitura e discussão de artigos científicos sobre Disseminação, DivulgaçãoeDifusão Científica;
Contribuições da Análise do Discurso para a Divulgação e Difusão Científica;
Critérios para análise de textos de Divulgação Científica;
Leitura de textos sobre objetivos, funções e papéis da divulgação científicano contexto social;
Emprego da Divulgação Científica no contexto escolar e acadêmico.
Unidade IV
Divulgação cientifica em espaços formais e não formais;
Atuação dos espaços não formais para a popularização da ciência –organizaçãodeexposiçõeseeventos científicos
Bibliografia: CHASSOT, A. Alfabetização científica: uma possibilidade para a inclusãosocial. Revista Brasileira deEducação, Rio de Janeiro, n. 22, p. 89-100, jan. / abr. 2003.
MARCANTONIO, A.T.; LEHFELD, N.A.S.; SANTOS, M.M. Elaboração e divulgaçãodo trabalhocientífico. São Paulo: Atlas, 92p., 1993.
MASSARANI, L.; MOREIRA, I. de C.; BRITO, F. Ciência e público: caminhos dadivulgação científicano Brasil. Rio de Janeiro: Casa da Ciência, 2002.
SOARES, T.C. CESAR, E.T.; REINEHR, E.E. (Org.). Ciência em dia: jornadas dedivulgação científica. 1ed. São Paulo: Livraria da Física, 147 p., 2016.
ABAGLI, S. Divulgação científica: informação científica ou cidadania? CiênciadaInformação.
Brasília, v.25, n.3, p. 396-404, 1996.
BERTIN, P. A three-phase model proposal for the evolution of scientific communication: from firstprint periodicals to current electronic communication system. TransInformação, Campinas, v. 20, n.1, p. 17-28, jan. / abr. 2008
BLUM, D.; KNUDSON, M. A field guide for science writers. New York: Oxford University, 1997.
BURKETT, W. Jornalismo científico: como escrever sobre ciência, medicina e alta tecnologia paraos meios de comunicação. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1990.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DE SÃOPAULO (FAPESP). Dolaboratório àsociedade: resultados de projetos temáticos emSão Paulo. São Paulo, v. 2., 1999.
GOUVÊA, G; MARANDINO, M.; LEAL, M.C. 2003 Educação e museu: a construçãosocial docarátereducativo dos museus de ciências. Rio de Janeiro, Ed. Access e Faperj.