Ecologia funcional de espécies vegetais ameaçadas de extinção visando a conservação do mosaico do rio Doce

Resumo: O conhecimento sobre a distribuição e ecologia funcional das espécies nativas localizadas na Restinga (Quaternário) e Floresta Estacional Semidecidual sobre o Tabuleiro (Terciário) no Espírito Santo, especificamente na região da Foz do Rio Doce fornecerá subsídios para compensação dos impactos do rompimento da Barragem de Fundão e outros impactos antrópicos sobre a biodiversidade, além de contribuir para discussões acerca de aspectos relativos à distribuição e ao estado de conservação do ecossistema da região. A equipe proponente já integra outros projetos associados a este tema, desenvolvendo pesquisa no âmbito do Programa de Monitoramento da Biodiversidade Aquática desde 2018. Assim, a experiência e o conhecimento já adquiridos pelos executores serão úteis também para o sucesso deste projeto.
Dessa forma, o mesmo objetiva conhecer as espécies vegetais da Restinga ameaçadas de extinção usando características da ecologia funcional, visando a conservação do mosaico do Rio Doce, e em especial: (1) avaliar o estado de conservação de espécies-alvo na Restinga e Floresta Estacional Semidecidual na região costeira do Espírito Santo; (2) monitorar o comportamento ecofisiológico de espécies-alvo visando a conservação da Restinga e Floresta Estacional Semidecidual na área de influência; (3) determinar os compostos químicos presentes nas folhas e frutos das espécies-alvo com potencial atividade biológica e (4) investigar a variabilidade genética das espécies-alvo, visando a caracterização da diversidade e filogenia.
O projeto será executado em um prazo de 36 meses, com cronogramas específicos para as atividades de cada objetivo. Ressalta-se que, além das atividades da fase inicial de diagnóstico da área e delimitação dos pontos amostrais para a realização das coletas, estão previstas atividades de monitoramento, visando responder aos objetivos e minimizar os possíveis riscos à execução do projeto a fim de se obter os produtos previstos conforme os resultados esperados.
Ao final deste projeto espera-se que os resultados obtidos possibilitem a identificação de mudanças espaciais e temporais da área estudada; a identificação das fontes de risco para a conservação dos recursos naturais e para a diversidade na porção capixaba da Bacia do Rio Doce e a caracterização do solo e da vegetação das áreas amostrais indiretamente impactadas pela passagem da pluma de rejeitos provenientes da Barragem de Fundão, mediante aspectos químicos, bioquímicos e moleculares. De posse de todas essas informações, espera-se fornecer subsídios relevantes para futuras ações de conservação e manutenção da biodiversidade na Restinga sobretudo quando impactadas por danos ambientais, a fim de melhorar a precisão do processo de tomada de decisão para ações de recuperação de áreas degradadas. O cumprimento dessas metas gerais deverá ser apresentado em relatórios parciais e um relatório ao final do prazo delimitado.

Equipe:
Diolina Moura Silva - Coordenador
Oberdan Jose Pereira - Coordenador Adjunto
Mariela Mattos da Silva - Pesquisador
Jose Aires Ventura - Pesquisador
Bruno Quirino Araujo - Pesquisador
Sabrina Broetto Garcia - Pesquisador
Gislane chaves Oliveira - Pesquisador
Romário de Oliveira Silva Jr - Pesquisador
Juliana da silva Penha - Pesquisador
Wallace Alvarenga Souto Cunha - Pesquisador
Leonardo Arenas Cavadas Buaiz de Lima - Pesquisador
Gabriel Rosa de Sousa - Pesquisador
Rebeca Matos Groner - Pesquisador

Data de início: 2024-07-29
Prazo (meses): 36

Participantes:

Papelordem decrescente Nome
Coordenador Diolina Moura Silva
Pesquisador Romário de Oliveira Silva Júnior
Pesquisador SABRINA GARCIA BROETTO
Pesquisador Bruno Quirino Araújo
Pesquisador Jose Aires Ventura (M/D)

Páginas

Acesso à informação
Transparência Pública

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910