Summary: O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) foi criado em 2007 pelo Ministério da Educação e administrado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), com o objetivo principal de contribuir com a valorização e o incentivo à carreira docente através da inserção de futuros professores ao ambiente escolar. Logo, acredita-se que as atividades vivenciadas através do PIBID possibilitam aos futuros professores a construção dos principais saberes docentes necessários para a atuação profissional. Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi analisar as experiências vivenciadas no contexto escolar proporcionadas pelas atividades do Subprojeto PIBID Biologia-Alegre da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde (CCENS) e a construção de saberes docentes identificados na prática. A pesquisa pautou-se de uma abordagem qualitativa, através de um estudo de caso. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada. As entrevistas foram analisadas através da Análise de Conteúdo partindo de quatro categorias a priori de acordo com os saberes docentes definidos pelo autor canadense Maurice Tardif: Saberes da Formação Profissional, Saberes Curriculares, Saberes Disciplinares e Saberes Experenciais. As quatro categorias analisadas apresentaram relatos das entrevistas que indicaram a construção de seus respectivos saberes a partir das experiências vivenciadas no PIBID e na prática profissional. A construção desses saberes docentes permitiu aos egressos a ressignificação do ato de ensinar, possibilitando a compreensão da importância de atividades que auxiliam a prática docente como o planejamento, a utilização de diferentes metodologias e/ou recursos didáticos, o conhecimento curricular e científico e a interação com alunos e demais funcionários que compõem o ambiente escolar. Além disso, a participação das atividades do PIBID auxiliou e continua auxiliando a prática docente dos egressos, contribuindo com a mudança de concepção acerca da docência e o conhecimento da realidade de uma sala de aula. Nessa perspectiva, o PIBID tem se tornado um espaço de formação que proporciona a construção de saberes docentes na formação inicial dentro do ambiente escolar.
Starting date: 2018-08-01
Deadline (months): 24
Participants:
Role | Name |
---|---|
Coordinator * | Elias Terra Werner |